Ensino Fundamental Anos Finais no Colégio CPM

A criança no centro do processo da aprendizagem

A partir do 6º ano

No Colégio CPM, os anos finais do Ensino Fundamental são uma etapa crucial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais chegou ao Poliedro Colégio! Agora, os estudantes podem descobrir o mundo por meio de uma educação alinhada à neurociência, na qual eles são os protagonistas da própria aprendizagem.

6º Ano: Desenvolvimento Inicial

A partir do 6º ano, passamos a estimular funções executivas essenciais, visando o senso de organização. Dessa forma, nosso aluno passa a desenvolver sua autonomia e responsabilidade em relação ao estudo. Em média, os estudantes que antes lidavam com duas a três disciplinas diferentes, passam a ter 10 professores distintos, iniciando um processo de arquitetura do pensamento. Esse processo visa desenvolver tanto o raciocínio lógico quanto o pensamento crítico. Nesta fase, os alunos começam a entender que a escola assumirá um papel gradativamente menos recreativo e mais acadêmico, inserindo-os em um universo de conhecimento e crescimento.

7º e 8º Anos: Aprofundamento Analítico

Nos 7º e 8º anos, os conteúdos se tornam mais complexos, exigindo uma capacidade analítica mais aprofundada. Em Ciências, por exemplo, conceitos de física, química e biologia são introduzidos de maneira lúdica, preparando os alunos para o 9º ano. Esta abordagem garante que, ao chegarem na próxima série, esses conceitos já estejam bem estabelecidos, prontos para serem aprofundados no Ensino Médio.

Aprofundar os conhecimentos e aprimorar o processo de formação do ser humano possibilita o acesso à autonomia intelectual e moral. É nesse momento que ele começa a entender o que é e o que não é permitido ou apropriado fazer.

Do ponto de vista pedagógico, são abordados todos os objetos de conhecimento e as habilidades necessárias.

9º Ano: Preparação para o Ensino Médio

O 9º ano no CPM é visto como uma grande e importante introdução ao Ensino Médio. É neste período que ocorre a separação da disciplina de Ciências, por exemplo, em química, física e biologia, preparando os alunos de maneira excepcional para a próxima etapa de suas jornadas acadêmicas e para o vestibular. Essa estrutura faz com que nossos alunos cheguem ao Ensino Médio extremamente bem preparados, resultando em uma estruturação mais completa para o vestibular.

Nesta série, o aluno está pronto para compreender o ambiente natural e social em que vive, incluindo as interações com outras pessoas. Ele também adquire uma compreensão maior dos valores do sistema público, das tecnologias, do sistema econômico, político e dos valores que fundamentam a sociedade como um todo. Além disso, há um aumento no desenvolvimento e na capacidade de aprendizagem do aluno.

Com base nesses conhecimentos adquiridos e nas habilidades que já possui, o aluno passa a ser capaz de formar suas próprias atitudes e valores. Ele se torna autônomo!

Educação Inovadora com o TEC

Oferecemos o que há de mais moderno em tecnologia educacional, para transformar o processo de aprendizagem dos estudantes sem perder a essência do ensino de qualidade. Acreditamos que nada substituirá a relação humana nesse processo, mas reconhecemos a relevância da tecnologia como instrumento metodológico.

Cultura Maker

O Colégio CPM adota o TEC (Tecnologias e Experiências Criativas), uma solução educacional focada na aprendizagem ativa para ensinar Ciência e Tecnologia. Com aulas práticas para os Anos Finais, desenvolvemos conteúdos pedagógicos, softwares e metodologias próprias, acompanhando de perto o processo educacional. A aula com o conteúdo TEC é ministrada por um Professor que além de formado em Ciências, também é Engenheiro Mecânico.

Aprendizagem Transformadora

Tudo isso é realizado em uma atmosfera de respeito, inclusão e acolhimento. A adolescência é uma fase repleta de mudanças, e por isso, oferecemos uma aprendizagem que transforma. Com o Sistema de Ensino Poliedro, projetamos nossos alunos para além do conhecimento, formando jovens aptos a desenvolver suas próprias histórias.

Experimente! Você nunca mais
vai querer estudar de outro jeito.